-
Arquitetos: IDEIA1
- Área: 8565 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Roberta Gewehr
-
Fabricantes: Alcont, Alussitem, Portinari, Sherwin-Williams
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na cidade de Pelotas, em um novo bairro planejado que cresce ao redor de um parque, o Plex foi a primeira edificação desenvolvida para o Hub Corporativo do Parque Una. Sua implantação tem a intenção de compor um marco de entrada para essa nova região, juntamente com outro edifício comercial projetado pelo escritório, o Flow Work. Juntos esses edifícios emolduram o acesso ao parque através de uma alameda de lojas, vida e natureza.
Sabemos que as relações de trabalho ficam cada vez mais dinâmicas, e o velho sistema de horários e espaços inflexíveis não é mais capaz de suportar as demandas do trabalho do futuro. Tendo essas premissas em mente, o Plex foi pensado para atender um ambiente corporativo inovador, rico cultural e socialmente, estimulando encontros e trocas entre seus usuários. O hall de entrada foi concebido para ser um espaço multiuso, de estar, espera, pequenos encontros e conta com uma bancada alta para reuniões rápidas e informais. As salas comerciais possuem tipologias de diferentes portes, além de salas duplex, possibilitando atender os mais variados segmentos e de negócios, adaptando-se às necessidades de cada perfil de usuário. Uma prioridade no projeto era que todas as salas recebessem iluminação natural e tivessem visuais livres para natureza e vida urbana exuberantes que emergem do novo bairro.
A volumetria da torre foi criada através de um jogo de planos horizontais ritmados assim concebendo sacadas e espaços para apreciar sua vista perene ao parque, trazendo a possibilidade de se usufruir de espaços abertos vinculados à ambientes comerciais, tendência que vem crescendo do mercado, sobretudo com as mudanças de hábitos e valores verificadas durante o período de pandemia. Em sua materialidade, lajes de concreto aparente evidenciam o caráter horizontal na fachada e placas de na cor bronze marcam a entrada no pavimento térreo. Nos interiores de uso comum a presença da madeira traz acolhimento e aconchego para o ambiente corporativo.
O térreo do Plex busca se relacionar com a escala humana, trazendo uma área de comércio como estratégia de ativação da fachada e valorização da rua acalmada a sua frente. Pensando nessa integração, o desenho de piso no espaço aberto do terreno foi concebido como um prolongamento do piso da rua acalmada, rompendo as fronteiras do que é calçada, rua ou jardim do prédio. Além da integração com seu entorno imediato, o projeto de paisagismo buscou estabelecer um diálogo com o Parque Una através do uso de espécies vegetais em comum, criando um senso de unidade entre edifício, parque e bairro.